Creche

Creche

A Creche constitui uma das primeiras experiências da criança num sistema organizado, exterior ao  seu  círculo  familiar,  onde  irá  ser  integrada  e  no  qual  se  pretende  que  venha  a  desenvolver determinadas competências e capacidades.

Por diferentes motivos inerentes à sociedade actual, a família já não consegue realizar sozinha a tarefa de educar uma criança, como tradicionalmente acontecia. Numa sociedade, onde cada vez é maior o número de mulheres que trabalham a tempo inteiro, a efectiva partilha das tarefas do universo público e privado convida a que mulheres e homens dividam responsabilidades em matéria de educação dos filhos, competindo ainda, ao Estado e à sociedade civil proporcionar apoio e suporte às famílias.

Ao instituir-se legalmente a assistência social à criança como direito de cidadania, a Constituição Portuguesa  reconhece  o  status  de  política  social,  colocando  na  agenda  pública  a  necessidade  de definição de directrizes, normas, regras e princípios que devem estruturar a sua implementação.

Esta  preocupação  crescente  com  os  primeiros  anos  de  vida  da  criança  e  com  a  qualidade  dos contextos em que esta é enquadrada, é algo que está patente em diferentes sociedades em geral devido,  essencialmente,  ao  reconhecimento  da  importância  desta  fase  do  desenvolvimento  da criança enquanto indivíduo.

Todas  as  crianças  possuem  o  seu  próprio  padrão  de  desenvolvimento.  Apesar  de  diferentes investigações  terem  identificado “normas”  ou “estádios”  de  desenvolvimento,  bebés  e  crianças muito pequenas necessitam que lhes seja dado espaço, tempo e apoio que lhes permita realizar o seu próprio desenvolvimento

Todas  as  crianças  são  diferentes  e  utilizam  um  conjunto  de  capacidades  para  investigar  e apropriar-se do mundo que a rodeia, para comunicar com os outros, para se ajustar às diferentes pessoas com as quais vai estabelecendo inter-relações. É no decurso dos três primeiros anos que uma criança vai aprender as principais regras de relacionamento com os outros, a andar, a falar e a resolver problemas

Sabemos que as experiências das crianças nos seus primeiros anos de vida estão muito relacionadas com a qualidade dos cuidados que recebem. Também sabemos que estas experiências podem ter um verdadeiro impacto  no  seu  desenvolvimento  futuro.  Os  cuidados  adequados  durante  a  primeira  infância  trazem benefícios para a toda a vida. A infância é a etapa fundamental da vida das crianças sendo os primeiros 36 meses de vida particularmente importantes para o seu desenvolvimento físico, afectivo e intelectual.

Desta  forma,  importa  que  este  novo  contexto  de  desenvolvimento  se  caracterize  por  um ambiente acolhedor e dinamizador de aprendizagens, onde a criança se possa desenvolver de forma global, adequada e harmoniosa.

Contactos:

Av. Eng. Carlos Lacerda
5150-561 Vila Nova de Foz Côa
(+351) 279 762 170/927 276 182
creche@scmfozcoa.com

Creche
Topo